quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Mulheres foram responsáveis por 64% das inscrições na 1ª edição

Na sua primeira edição, o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero recebeu um total de 260 trabalhos – 118 artigos científicos e 142 redações. As informações a seguir trazem um perfil desta participação.

1. Total de trabalhos recebidos por modalidade e sexo

Modalidade F M Total
Estudantes de pós-graduação 17 07 24
Estudantes de graduação 47 24 71
Professores de nível médio 10 13 23
Estudantes de ensino médio 92 50 142
Total 166 94 260

2. Total de trabalhos premiados por modalidade e sexo

Modalidade F M Total
Estudantes de pós-graduação 3 0 3
Estudantes de graduação 2 1 3
Professores de nível médio 3 2 5
Estudantes de ensino médio 5 5 10
Total 13 8 21

Em termos percentuais, percebe-se que a participação das mulheres foi de 64%, enquanto a dos homens foi de 36%.

O conjunto dos 260 trabalhos recebidos foi oriundo e 44 municípios pernambucanos, contemplando as regiões: Metropolitana, Mata, Agreste, Sertão e o São Francisco. Desses municípios, 11 tiveram trabalhos premiados, sendo eles: Recife, Olinda, Paulista, Nazaré da Mata, Ribeirão, Limoeiro, Floresta, Camaragibe, Petrolina, Tamandaré e Vitória de Santo Antão.

Todos os temas indicados para abordagem foram tratados pelos trabalhos, havendo uma prevalência em todas as modalidades para a questão da Violência Doméstica e Sexista, seguida de Mulher e Cultura, Mulher e Poder, Agricultoras Familiares e Reforma Agrária, e, por último, Mulher e Meio Ambiente.

A Modalidade Mérito Institucional conferiu diploma de reconhecimento para as Universidades e Escolas do Estado com o maior número de inscrições aceitas. As escolas contempladas foram: Escola Professora Jandira de Andrade Lima, de Limoeiro; Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão; Centro Experimental Clementino Coelho, de Petrolina; e, Colégio Boa Viagem, de Recife. As Universidades que mais inscreveram trabalhos foram Universidade Estadual de Pernambuco, campus Garanhuns; Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife; e, a Universidade Federal Vale do São Francisco, campus Petrolina.

O número de municípios participantes e a diversidade dos temas abordados nas redações e artigos científicos revelam que a temática de gênero provoca o interesse dos mundos docente e discente, nas mais diferentes regiões do Estado, sinalizando, dessa maneira, para a pertinência e a importância de sua realização, como incentivador de construção de novos conceitos orientadores do cotidiano das relações públicas e privadas entre homens e mulheres.

Nenhum comentário: